domingo, 24 de julho de 2011

As flores do desapego



As vezes precisamos nos desapegar daqueles que nos fazem sorrir por instantes , daqueles que nos rancam um lágrima necessária e até mesmo daqueles que amamos de verdade. Falo aqui de um desapego momentâneo, que demonstra na verdade um sentimento verdadeiro, pois só é capaz de desapegar-se aquele que é provido de emoções fortes o suficiente para conseguir viver sem aqueles que lhe são importantes, pelo tempo que for necessário para cumprir uma determinada missão.
O ato de desapegar, demonstra a plenitude da certeza de uma relação, a segurança, algo completamente diferente do ciúme ou da falta de sentimento pelo ente que se distancia por algum motivo. Saber que pode “desconectar-se”, sem pensar que está se desligando, simplesmente porque tem certeza, que aqueles que realmente nos ama de verdade, ou gosta o suficiente para suportar a distância, continua ali.
Estas são palavras minhas a todos aqueles que podem compartilhar o meu sorriso, que não é mais ou menos grandioso do que o de ninguém, mas é o que de mais verdadeiro posso transmitir, dizem que vivo sorrindo, essa é uma grande verdade, mas compartilhar o meu sorriso, com certeza só aqueles que acredito que merecem. E é o fato de saber sorrir, que me faz ter a certeza, que posso sumir por uns tempos, que continuarei sendo cativada pelo carinho que um dia plantei em cada um que passou pelo meu jardim. E olha que meu jardim tem flores bem vibrantes! Mas, tem espinhos também...e aqueles que gostam de minhas flores e meus espinhos, com certeza, já tiveram a oportunidade de dar boas risadas ao meu lado.
Essa semana, depois de passar e estar passando, e talvez venha passar por um período mais distante de alguns que passaram por meu jardim, percebi que realmente sou querida pelo que te bom passei pelos visitantes dele, e vi que estes, coincidentemente ou não, acho até melhor falar em providência, apareceram em meu jardim dizendo que querem brincar com minhas novas flores e saber como elas estão. A estes, que sabem, o quanto que prezo, quero dizer que meu jardim, continua aqui, receptivo a receber os pólens de cada um de vocês que o tornam mais belo- até mesmo aqueles que fazem minhas flores desenvolverem mais espinhos.
E é assim, sorrindo e espalhando cores, que a gente percebe o quanto atraímos histórias engraçadas...E vou compartilhar uma história boba, que me vem a memória neste instante, mas que foi bem inusitada e me fez rir. Estou eu, caminhando pela frente da biblioteca, quando no passeio encontro um senhor de boa idade( devia ter mais de 60 anos), vestido com um traje bastante jovial, um óculos de sol, uma blusa justinha, uma tatuagem, seus cabelos grisalhos- uma figura irreverente!(risos)...Talvez muito tenham passado, olhando e reprovando ou indagando...e eu o que fiz? Simplesmente não contive meu sorriso e virei para a pessoa que me acompanhava ao lado e disse: que figura!!!O senhor viu o que falei, e também sorriu...Mal levantei a vista, no segundo seguinte, um outro senhor, bem velhinho, com uma bengala, um ar de doido, viu minha risada, sorriu pra mim e fez questão de cruzar o meu caminho, daquele jeito que nos faz tentar sair da frente para não “se bater” com a pessoa...(risos)...E sabe o que ele fez? Viu que me impedia de continuar andando, me olhou de um jeito que estava me admirando, e deu uma boa risada...mais uma vez eu não me contive e disse: Eu atraio cada figura!
Isto não seria uma providência, será que aquele senhor de bengala não precisava dar um sorriso desprovido de qualquer interesse? Será que se fosse outra pessoa não diria: “que velho chato e gaiato”, confesso que achei a atitude corajosa, em tentar, mesmo de bengala, impedir que eu andasse, só pra rir na minha frente, e pensei em ficar desconcertada, mas achei melhor, simplesmente sorrir, e com um sorriso, fui recebida.
O que queria dizer, mesmo depois de ter passado o dia do amigo, que quero continuar sorrindo com todos que frequentam meu jardim, desde aqueles que me ajudam a polenizar as flores, até aqueles que simplesmente passam por elas para tirarem fotos, todos, de sua maneira, são importantes, para mim, e hoje, vem dizer: muito obrigada por fazerem parte de minha vida!
Desapeguemos de todas as coisas, quando tivermos a certeza, que as flores podem até murchar, mas as suas cores serão sempre vivas, fazendo vir novos pólens a trazer as cores mais vibrantes a todos que passaram e até mesmo aqueles que ainda estarão por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário